ABMalls

Números do Setor

Strip Malls: centros comerciais que estão transformando o mercado de vizinhança.

Empreendimentos que, por oferecer soluções de conveniência e serviços ao consumidor que reside ou trabalha na área de influência primária, têm registrado, nos últimos anos, um forte crescimento no Brasil, em razão da mudança de perfil do consumo e o fortalecimento comércio de vizinhança.

Para se ter ideia desse movimento, um estudo realizado pela Kantar Worldpanel (divisão da Kantar, o maior grupo de insights, informação e consultoria do mundo), realizado em dez países da América Latina – incluindo o Brasil – apontou que 68% dos latinos fazem suas compras perto de casa, optando pela conveniência da proximidade ao ponto de venda.

Entenda sobre os Strip Malls

  A  pesquisa se baseou em cerca de 200 empreendimentos localizados nas regiões Sudeste, nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, alguns na região Nordeste, no Estado do Ceará, e região Sul no Estado do Paraná.

Entenda sobre os Strip Malls

Pequeno até

1.500m2

/ABL

Médio

1.500m2

/ABL

Grande Acima de

1.500m2

/ABL

Dentre as empresas avaliadas, o modelo que predomina é o de menor porte. 59% dos empreendimentos seguem este modelo, ao passo que 32% têm porte médio e 27% grande.

Com a finalidade de acompanhar o crescimento dos investidores e das empresas que investem no segmento de Strip Malls, a Associação Brasileira de Strip Malls (ABMalls) promove periodicamente um censo para identificação das características comuns à maioria dos empreendimentos, modelos de gestão, localizações prioritárias e muito mais! Associados da ABMalls possuem acesso exclusivo a estes estudos e participam de debates e troca de experiências constantes para acompanhar a evolução do setor.

Onde estão os Strip Malls

Outro dado interessante diz respeito à localização dos Strip Malls: 96% deles ficam na região Sudeste grandes oportunidades de crescimento nas demais áreas do País, ainda pouco exploradas. Conseguimos atender a sua necessidade independente de sua região!

Pequeno até

38%

Locais em Capitais

23%

Em regiões metropolitanas

39%

Localizadas no interior

Dados sobre os Strip Malls

Um dado interessante da Associação Brasileira de Shoppings Centers (Abrasce) mostra a relevância dos Strip Malls no varejo brasileiro. Segundo a entidade, as vendas de shopping centers caíram 90% em abril de 2020, período mais alto da pandemia do coronavírus. Por outro lado, os Strip Malls tiveram uma retração menor, entre 25% e 30% nos meses de restrições mais rigorosas, segundo a ABMalls. Em termos de idade do empreendimento, o Censo dos Strip Malls revela que mais de 2/3 deles possuem menos de 5 anos, o que indica um mercado ainda muito jovem e com relevantes possibilidades de crescimento.

Grande parte deles (79%) tem seu mix formado predominantemente pelos segmentos de Conveniência, Serviços e Alimentação, sendo que boa parte dos empreendimentos (63%) são constituídos por apenas um piso.

Os contratos de aluguel, ponto fundamental na negociação de Strip Malls, têm média de duração de 5 anos, sendo que 87% deles recebem informações de vendas dos lojistas e contemplam o aluguel percentual sobre estas vendas como alternativa ao pagamento de aluguel mínimo.

VOCÊ É OU TEM INTERESSE EM SE TORNAR UM ASSOCIADO?

Tem interesse em se tornar associado e ter acesso na íntegra ao censo e outros estudos para analisar o crescimento e potencial do mercado que está em ascensão e pode mudar sua vida?